domingo, 11 de setembro de 2011

Warre's Otima 10 Years Old Tawny

Português:
O vinho do Porto tem passado pela introdução de novos produtos com o objectivo de atrair consumidores mais jovens e aumentar o consumo no verão não muito dada à ingestão deste tipo de vinho.

O Otima é um vinho que de acordo com o produtor deve ser bebido muito frio. Algum do material promocional mostram a garrafa do vinho dentro de um balde de gelo. Na garrafa está inscrito - "Serve Chilled".

É curioso que para os Ingleses Chilled, não significa muito frio, entenda-se perto dos 5ºC (para mim dentro de um balde de gelo como o produtor anuncia, a temperatura é capaz de andar entre os 1 a 2 ºC). Para muitos de voz isto pode ser uma preciosidade, mas no mundo empresarial estas questões do significado do contexto são levadas muito a sério.

Decidido a ver então o que valia beber um vinho do Porto frio, decidi-me a seguir os conselhos do Produtor e coloquei o vinho a uma temperatura perto dos 7ºC e parti para a aventura sem preconceitos. Como não gostei do resultado deixei a temperatura aumentar lá para os 16ºC.

Aparência:
Cor âmbar alaranjada próxima de vinho Madeira. Lágrima cola-se ao copo.



Aromas:
7ºC
No nariz não existe muito desenvolvimento. Alguma geleia e raspa de laranja.

16ºC
Mantêm-se os mesmos aromas, mas agora tudo aparece muito mais composto e nota-se ainda frutos secos.

Palato:
7ºC
Muito compacto e constante, mas não se consegue tirar nada de extraordinário nota-se a presença de geleia. Em alguns momentos pensei que estava a beber um Martini.

16ºC
É um vinho do Porto meio doce e ligeiro mas com acidez bem viva. Começa seco e algo tímido, depois liberta-se. Fina geleia, raspa de laranja, chocolate no céu da boca, termina com sabor intenso a frutos secos: nozes, amêndoas e amêndoa mastigada com pele. Fantástico.

Final:
Longo.

Conclusão:
Meia garrafa custa 13€. Pode ser pela propaganda que leve outros consumidores a apreciar mais vinho do Porto até porque tem mais glamour do que outras bebidas, mas frio e a este preço, as pessoas pensam que se lhes está a enfiar um barrete. Por isso pegue na garrafa, meta-a no frigorífico uma hora antes e beber e deixe envolver-se.

English:
Port started a journey to introduce new products aimed to attract younger consumers and increase consumption in the summer.

Otima is a wine that according to the producer should be drunk very cold. Some of the promotional material shows the bottle of wine in a ice bucket. In the bottle is inscribed - "Serve Chilled".

It is curious that for the British chilled, does not mean cold, I mean close to 5º C (to me in ice bucket as the producer shows in some promotional material the temperature is able to reach between 1- 2° C). For some people this can be a semantic discussion, but in the business world these questions around context are taken very seriously.


I was determined to follow the advice of producer and put the wine at a temperature close to 7° C and start the adventure without prejudice. As I did not like the result I let the temperature to raise up to 16º C.

Appearance:
Amber orange looks like Madeira wine. Tear glue to the glass.

Aromas:
7 ° C
On the nose there is not much development. Some orange jelly.

16° C
Remain the same aroma, but now it appears much more developed and nuts hints are added.


Palate:
7° C
Light and medium sweet, very compact and constant, but you can not take anything extraordinary some jelly and that's it. It resembles Martini.

16° C
Now you can feel live acidity. It starts dry and shy, then set it free. Thin orange jelly, some chocolate dust, ends with intense flavor of dried fruits: nuts, almonds and almond skin chewed. Fantastic.


Finish:
Long.


Conclusion:
Half bottle costs 13€. Advertising can lead other consumers to appreciate more port wine because it still have more glamor than other drinks, but served chilled at this price, people think that they are being fooled. Thus, pick up the bottle, put it in the refrigerator an hour before drink, and go for it.

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